Sobre a capacidade inata de cura: o cuidar da plenitude

Nosso processo inato de cura precisa ser mais bem compreendido. Pois, o acesso a esse poder de autocura não está relacionado a algo religioso ou sobrenatural. Já que, está presente dentro de nós e é uma capacidade que podemos estimular e desenvolver. Aliás, o que já sabemos a esse respeito é que precisamos criar as bases que condicionam a recuperação da saúde em nós. Como? Pensando em saúde integral. Através do mapeamento das condições de suporte e autocuidado necessárias para nós. Isso se chama autoconsciência.

Cura e conexão com a natureza Começando pela base, buscamos um espaço acolhedor, que nos permita estar à vontade em nossa autenticidade. A natureza provê essa qualidade de interação, assim como sabemos que provoca respostas de restauração física e emocional em nosso organismo. Por isso, estarmos junto à natureza seria uma das condições para despertar esse processo de cura, até porque podemos estar mais relaxados.

O relaxamento é outra condição importante que vai possibilitar a produção de substâncias químicas em nosso corpo diretamente relacionadas à cura e restabelecimento. Do mesmo modo que, nos cercar de pessoas que nos fazem bem, que valorizamos e pessoas que agregam valor à nossa vida. Tudo o que diz respeito às nossas necessidades de afeto e socialização, também é fundamental a qualquer processo de cura.

Sentido existencial e dimensão espiritual

Ainda, a questão da dimensão espiritual, ou seja, encontrar algo que dê sentido à vida. Buscando sair do padrão de ação e reação que a luta pela sobrevivência nos convida a fazer. Do padrão de funcionamento ligado ao estresse, também conhecido como padrão de luta e fuga. Na verdade, para além de lutar ou fugir, precisamos encontrar uma direção e um sentido para nossas ações ou não sobrevivemos!

Por isso, a Humana Mundi foi criada para oferecer um cuidado integral. Aqui promovemos as condições minimamente necessárias ao processo de curar-se. Seja o contato com a natureza, o convívio, o cuidado com o corpo e a contemplação. Tudo está presente como possibilidade, que pode ser articulada por cada um, segundo suas necessidades. Um convite ao inteirar-se. Integrar-se. Tornar-se inteiro. Um.  

Meta descrição: 

Meta tag

Compartilhe: