Blog

Blog

Os Antigos terapeutas e a arte de cuidar: Uma inspiração para a Humana Mundi

Os Antigos terapeutas e a arte de cuidar: Uma inspiração para a Humana Mundi Maria Cristina M. de Barros No livro Uma Arte de Cuidar de Jean Yves Leloup (2007), aprendemos sobre o estilo de cuidado que exerciam os terapeutas de Alexandria. Esses terapeutas viviam na Palestina há mais de 2000 anos e tinham um modo de vida sóbrio. Que era centrado no estudo das escrituras e nos livros da natureza, do corpo e do coração. De pronto, nos chama…

Leia Mais

Sobre a capacidade inata de cura: o cuidar da plenitude

Sobre a capacidade inata de cura: o cuidar da plenitude Nosso processo inato de cura precisa ser mais bem compreendido. Pois, o acesso a esse poder de autocura não está relacionado a algo religioso ou sobrenatural. Já que, está presente dentro de nós e é uma capacidade que podemos estimular e desenvolver. Aliás, o que já sabemos a esse respeito é que precisamos criar as bases que condicionam a recuperação da saúde em nós. Como? Pensando em saúde integral. Através…

Leia Mais

Sobre a capacidade inata de cura: o cuidar da plenitude

Sobre a capacidade inata de cura: o cuidar da plenitude O que é a cura? Tornar-se inteiro de novo. O que seria tornar-se inteiro? Na Medicina Ocidental moderna, a atenção tem sido direcionada sobre as patologias e como elas se desenvolvem. Em contrapartida, o processo de cura ou como o corpo (ou o complexo mente e corpo) cura a si mesmo, se regenerando e tornando-se Um de novo, tem sido pouco estudado e desenvolvido. Recentemente li que a medicina tal…

Leia Mais

As experiências de transformação devem ser valorizadas

As experiências de transformação devem ser valorizadas Mas nem sempre é assim. O que em geral acontece é que a maioria dessas experiências de transformação não é devidamente valorizada. Em seus casos mais extremos e intensos, são tratadas como algo de cunho estritamente religioso, ou anormal, ou até mesmo patológico. Já nos casos menos intensos, elas não são sequer levadas em consideração. Pois, são como sonhos bizarros que vão perdendo o brilho até, finalmente, serem esquecidos. Asexperiências de transformação têm…

Leia Mais

Experiências de transformação

Experiências de transformação De vez em quando vivenciamos algumas experiências que mudam nossa visão do mundo. Que transformam a maneira como enxergamos a nós mesmos. Às vezes, essas experiências de transformação acontecem espontaneamente, durante momentos corriqueiros. Como ao acordar pela manhã, correr ou fazer algum esporte. Depois do amor. Enquanto meditamos ou fazemos yoga. Ocasionalmente, elas podem ser motivadas por situações de dor, estresse e sofrimento. Como uma doença, um acidente, uma perda importante. Ou ainda por alterações fisiológicas no…

Leia Mais

Pequenos e grandes traumas: Convites ao autodesenvolvimento

Pequenos e grandes traumas: Convites ao autodesenvolvimento Todos os dias passamos por experiências desagradáveis. T traumas podem ser formados. E algumas experiências nos fazem parar para pensar: qual é o propósito? Na verdade, alguns estudos importantes sobre traumas dizem que há dois tipos: aquele com T maiúsculo, como por exemplo, um acidente de carro, um terremoto, um assalto à mão armada, etc. E os traumas com t minúsculo, que seriam as experiências do dia a dia que nos machucam, nos…

Leia Mais

La La Land: o fim do final feliz e suas razões

Cuidado! Spoilers à frente!La La Land foi um dos filmes vencedores do Oscar do ano passado. Em meio a muitas coisas, como por exemplo o fato de ser um musical, La La Land nos desconcerta. Em geral musicais combinam com algodão doce, meias de seda, cabelos ao vento: uma certa fantasia e romantização da realidade, especialmente dos casais enamorados. Por gerações, a ideia de um par perfeito, da cara metade e principalmente do “foram felizes para sempre!”, não era apenas…

Leia Mais

Como tomar um café amargo ou a capacidade humana de contar histórias

Quando olhamos para o percurso de nossa espécie ao longo dos tempos, podemos escolher diferentes facetas de nosso desenvolvimento e compreendermos como chegamos até aqui. Sabemos do desenvolvimento agrícola que nos possibilitou criar os assentamentos, as famílias e o acervo cultural de nossa espécie. Há também a história do desenvolvimento científico, que não tem mais do que 500 anos e domina o cenário de nossas vidas, através da tecnologia e todos os seus desdobramentos. Mas a grande virada no jogo…

Leia Mais
Humana Mundi

O espaço-clínica tem como objetivo trabalhar corpo, mente e alma do indivíduo e do coletivo a partir da inserção de segmentos de medicina e terapias especializadas na busca constante do equilíbrio para a evolução humana.

Consultas e Agendamento

Telefones:  11 3831.3378
11 95570.8574(whatsapp)

Onde Estamos
Humana Mundi | Espaço-Clínica
Rua Cordilheiras, 163 - Vila Leopoldina
São Paulo - SP - CEP 05085-010


* Serviço de Valet disponível no local, em ocasiões de eventos.
X
X